TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O São João de Campina Grande - festa tradicional da Paraíba

O São João de Campina Grande é uma festa anual realizada no mês de junho, na cidade de Campina Grande, no interior do estado da Paraíba, Brasil. Fica a 130 km da capital João Pessoa. 

É uma das comemorações juninas mais famosas das que ocorrem por todo o o Brasil por causa da quantidade de pessoas que a visitam. Designam-se de juninas porque acontecem durante o mês de junho para comemorar os santos católicos Santo Antônio, São João e São Pedro.


O São joão de Campina Grande é uma tradição relativamente recente, pois a sua primeira edição foi em 1983. Mas desde essa data cresceu muito, sendo o seu lema "O Maior São João do Mundo". Este slogan turístico faz jus aos cerca de dois milhões de pessoas que todos os anos, ao longo dos 30 dias que duram os festejos, são atraídas à cidade inundando as suas ruas com alegria e muita diversão.

Parque do Povo

A programação é diversificada durante todo o mês e acontece um pouco por toda a cidade, não se restringindo ao Parque do Povo, onde se concentra a maior partes dos festejos e das pessoas que visitam a cidade.

Das centenas de atrações que acontecem por todo o lado pela cidade, destacam-se:


O Expresso do Forró: é  um passeio de trem que acontece nos fins de semana do evento e que faz o percurso de poucos quilômetros, desde a Estação Velha, em Campina Grande, até à localidade de Galante, na zona rural. Ao longo do trajeto os passageiros podem contemplar a bonita paisagem ao som do forró, música tradicional do Nordeste brasileiro.


O Casamento Coletivo é um dos eventos mais esperados dos festejos e é celebrado no dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. São mais de uma centena que unem os seus laços matrimoniais em uma cerimônia conjunta e totalmente oferecida pela organização, desde o vestuário dos noivos até à boda. É celebrado no Parque do Povo e os noivos ainda têm direito à marcha junina em substituição da marcha nupcial.
Casamento Coletivo

Vila Nova da Rainha é outro interessante pra visitar. É reconstituição de uma parte da cidade de Campina Grande, na época em que ainda era uma pequena vila do interior. O visitante pode mais de uma dezena de casinhas, uma igreja, um coreto, tal como era naquela época. Aqui os visitantes podem comprar artesanato feito de matérias primas tradicionais da região, como madeira, estopa, sisal, barro, couro e tecido. No pátio das casinhas fazem-se os jogos tradicionais do pau do sebo, corridas de saco, burreata, adivinhações, corridas de jegue e da fogueira.

Sitio São João
Outra atração imperdível é o Sítio São João pela sua natureza etnográfica. É a reconstituição de um cenário rural que reproduz o cotidiano de um sitio típico antigo do interior do nordeste. Do cenário fazem parte uma igreja, bodega, uma casa com os utensílios domésticos de antigamente e que fazem o visitante recuar no tempo.

Na Cidade cenográfica pode-se ver alguns dos lugares mais simbólicos da cidade, com destaque para a Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

As Ilhas de Forró são palhoças tipicas da zona rural com espaços reservados para dançar, sendo o lugar ideal para quem gosta de dançar a tradicional música nordestina na sua versão mais genuína conhecido por forró pé de serra. Quem quer aprender a dançar também podem participara em uma das várias ilhas espalhadas por todo o recinto.

E como festa junina não passa sem a tradicional fogueira, foi montada a Fogueira cenográfica que torna o cenário ainda mais em clima autêntico. É uma fogueira gigante com mais de 20 metros de altura.


A apresentação das Quadrilhas são outra das atrações mais populares entre os visitantes por causa da sua dinâmica muito acelerada e do multicolorido da vestimenta dos dançarinos. A Quadrilha é uma dança com tradições centenárias de origens nos colonizadores holandeses, portugueses e ingleses.

Quadrilha Junina
Mas muitas outras atrações estão ao dispor dos turistas, o que torna a estadia em Campina Grande tudo, menos entediosa, como comemorações religiosas, a eleição da rainha da festa, dezenas de bandas, a gastronomia com as suas comidas típcas, fogos de artifício, telões...

Visite Campina Grande e divirta-se. DIVIRTA-SE MUITO!

Autor:
Equipe construtora SYERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário