TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

sábado, 24 de maio de 2014

Passeio a Areia, Cidade Histórica e de clima frio da Paraíba

Areia, uma cidade tropical de clima frio

Quem gosta de história, clima frio, natureza, e... cachaça, pode encontrar tudo isso na cidade de Areia, uma Cidade Histórica, que faz parte do patrimônio histórico do Brasil. Teve a sua origem no século XVII mas só se tornou cidade em 18 de maio de 1846. Fica localizada na microrregião do Brejo Paraibano, no topo de uma serra de 623 m de altitude. A distância entre a cidade de Areia e João Pessoa, a capital do estado da Paraíba, é de cerca de 125 km.

Areia faz parte do circuito turístico da Paraíba, denominado Caminhos do Frio.

A cidade de Areia fica assim ao cair da noite: uma neblina suave e 17 graus no termômetro.
(data da foto: maio de 2014) 
Como chegar
O trajeto escolhido foi a BR-230 e PB-079. Indo na BR-230, no quilômetro 112 entra-se à direita na PB-079, onde uma placa informa Juarez Távora / Alagoa Grande. Depois segue-se sempre em frente passando pelas cidades de Juarez Távora e Alagoa Grande. À saída de Alagoa Grande inicia-se a subida da serra até chegar à cidade de Areia.

Mapa do trajeto de João Pessoa à cidade de Areia
Mapa do trajeto de João Pessoa à cidade de Areia
A subida da serra
Saindo de Alagoa Grande, a diferença de temperatura começa-se a sentir logo que se inicia a subida da serra. À medida que se vai subindo o clima vai ficando cada vez mais frio e agradável. A estrada sinuosa é ladeada de densa floresta de Mata Atlântica e, aqui e ali, por entre a vegetação, podemos ver o vale que se estende mais abaixo. Em alguns lugares pode-se parar o carro na beira da estrada e ficar a apreciar a bela paisagem. Depois das prometidas 72 curvas anunciadas pelos areienses, (só contamos 66!) chegamos finalmente a Areia.

Memorial a Jackson do Pandeiro, famoso artista regional. Portal de entrada de Alagoa Grande, última cidade antes de Areia, que fica nas montanhas visíveis ao fundo.
Memorial a Jackson do Pandeiro, famoso artista regional.
Portal de entrada de Alagoa Grande, última cidade antes de Areia,
que fica nas montanhas visíveis ao fundo.


O clima
O clima mais frio é a primeira sensação boa que se sente ao chegar à cidade. A temperatura média é de 20 ºC, bem abaixo das temperaturas das regiões em volta. (não podemos esquecer que estamos numa latitude tropical, em que a temperatura média é de 30 graus ao longo do ano).

Portal de entrada da Cidade de Areia
Portal de entrada da Cidade de Areia

História e Cultura
Areia tem muitos atrativos que deliciam os seus visitantes: casario centenário dos séculos XVIII e XIX, igrejas, o primeiro teatro da Paraíba, inaugurado em 1859, os museus Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura), o Solar de José Rufino e o Museu de Pedro Américo e festas populares.

O teatro de Areia, o primeiro da Paraíba

Engenho centenário no Museu da Rapadura
Engenho centenário no Museu da Rapadura

Solar de José Rufino

Rua principal de Areia com o casario centenário
Rua principal de Areia com o casario centenário

Loja de artesanato em Areia. Bonita por fora e por dentro, com muito artesanato feito por artesãos da região.
Loja de artesanato em Areia. Bonita por fora e por dentro,
com muito artesanato feito por artesãos da região.


Os engenhos
A região é uma grande produtora de aguardente de cana, ou cachaça, como é mais conhecida. Grande produtora de cana de açúcar, a região abriga hoje 28 engenhos em funcionamento, alguns deles abertos a visitantes e onde se pode comprar e saborear produtos derivados da cana como, a cachaça com diversos abores, sorvetes de cachaça, doces, rapadura, etc.

Um dos grandes atrativos para quem visita Areia é a visita aos engenhos e fazer provas da cachaça com os mais diversos sabores como, coco e banana. Mas o mais interessante é fazer uma das visitas guiados pelos engenhos que mostram como se faz a transformação da cana do açúcar em cachaça. Também se pode ver como se faz a rapadura, um tipo de açúcar sólido.

Foto da esquerda: Engenho Volúpia      Foto da direita: Engenho Triunfo

Prova de cachaça (esquerda) e loja (direita) no engenho Volúpia

Patrimônio Natural
Um visita ao parque natural Pau de Ferro, que preserva um pouco da Mata Atlântica que cobria a região. É conhecido por ser abrigo a uma grande variedade de aves.

Trilhas ecológicas
No engenho Volúpia é possível escolher uma das várias trilhas abertas para os aventureiros.

Gastronomia
São vários os bares e restaurantes espalhados pela cidade. Mas para quem prefere saborear a gastronomia típica da região existem alguns restaurantes muito bons. (Basta perguntar na recepção dos hotéis e pousadas que eles informam). Depois da refeição pode-se degustar à sobremesa um dos doces tradicionais de banana e cajú, entre outros, e comprar alguns para levar para casa como recordação.

Prato tradicional: queijo de coalho assado, cuscuz, carne de sol e ovo frito
Prato tradicional: queijo de coalho assado, cuscuz, carne de sol e ovo frito

Onde ficar
A pousada Villa Real fica instalada num antigo seminário. As adaptações necessárias resultaram num lugar muito bonito, decorado com muito gosto, utilizando materiais, móveis e acessórios ligados às tradições da região. O restaurante da pousada tem um vista panorâmica privilegiada sobre a paisagem em redor, o que, ao tomar o café da manhã, nos faz logo sentir o quanto é bom estar em Areia.

Vista panorâmica do restaurante da pousada Villa Real
Vista panorâmica do restaurante da pousada Villa Real

Redário no pátio interior da pousada Villa Real
Redário no pátio interior da pousada Villa Real

Autor: LJCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário