TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

As bandeiras e o brasão da cidade de João Pessoa

Descrição da bandeira
O desenho da bandeira consiste em um retângulo dividido horizontalmente em sete faixas, quatro brancas e três vermelhas alternadas. Há também uma faixa vertical preta sobre a qual estão três muralhas com quatro torres em forma de coroa na cor prata.

Simbolismo
Uma matéria publicada no jornal "Correio Especial", o qual está arquivado na Biblioteca Irineu Pinto, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, faz a seguinte referência:

O desenho representaria um resumo cronológico da cidade, as faixas vermelhas no seu interior seriam uma alusão às famílias Silveira e Leitão, de Duarte da Silveira e Martim Leitão, heróis da conquista da capitania da Paraíba; as três coroas, que também fazem parte do escudo, representam os nomes que a cidade recebeu anteriormente: Filipéia, Frederica (ou Frederikstadt) e Parahyba.

Os golfinhos que sustentam o brasão estariam se referindo à localização litorânea da cidade.

A composição do símbolo oficial ser em vermelho e preto seria uma homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, mesmo motivo pelo qual a atual bandeira da Paraíba é vermelha e preta. O vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa, presidente do estado em 1929 e vice-presidente do Brasil em 1930.

O lema Intrepida ab Origine anuncia a sua honra e sua intrepidez. Foi oficializado em 1972, mas já era usado para designar João Pessoa antes mesmo de sua oficialidade.



Bandeira atual
desde 1930



Brasão atual
desde 1930


As bandeiras da cidade ao longos dos tempos
1907 - Em 21 de setembro de 1907, foi criada a primeira bandeira oficial do Estado da Paraíba. A bandeira era composta de cinco listras verdes sobre um fundo branco, no centro havia um círculo amarelo e no meio deste círculo um escudo de cor azul carregado de dezesseis estrelas brancas (número de comarcas da Paraíba) sobre outro, de cor branca, no qual estava a inscrição “5 de agosto de 1585” em vermelho. Uma estrela de linhas vermelhas  estava logo acima dos dois escudos, com um barrete, também na cor vermelha. 

1930 - A bandeira de 1907 vigorou até 1930. Nesta data, foi começou-se a utilizar a bandeira que ainda hoje se usa.

Curiosidade: No entanto, hoje existe um movimento de parte da sociedade civil paraibana com o objetivo de restabelecer a bandeira de 1907.


Bandeira da cidade de João Pessoa
de 1907 a 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário