TRANSLATE

TRANSLATE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
.

domingo, 11 de novembro de 2012

Barra do Rio Mamanguape

A Barra do Rio Mamanguape é uma Área de Proteção Ambiental localizada no litoral norte do estado da Paraíba. Fica a cerca de 80 km de João Pessoa, dos quais os últimos 30 são em estrada de barro pelo meio de intermináveis plantações de cana-de-açúcar.

Depois de sair de João Pessoa, indo pela BR101, no sentido norte como quem vai para Natal (capital do Rio Grande do Norte), 50 km após o início da viagem, virar à direita e seguir sempre em frente durante 35 km. Existe uma grande placa a indicar.

No final da estrada de barro chegamos à comunidade Lagoa da Praia. Na praia, à beira-mar, despontam várias casas, habitadas apenas nos fins-de-semana e nos períodos de férias pelos seus proprietários. A areia é fina e clara, ladeada de coqueiros a perder de vista. O mar tem ondas fortes, boas para o surf.

No centro de proteção do peixe-boi assistimos a um pequeno filme sobre este mamífero, onde ficamos a saber que apenas existem 500 animais em todo o Brasil, sendo o mamífero marinho brasileiro mais ameaçado de extinção. O centro fica na foz do rio Mamanguape, numa pequena baía, cuja vista é muito bonita.

Na praia próxima pode-se ver algumas barracas de pescadores e os seus pequenos barcos fundeados ao largo. Nesta zona o mar é calmo, com ondas fracas. Alguns pescadores oferecem passeios de barco pela foz do rio, para observar os peixe-boi que aqui vivem e se reproduzem.

Perto, existe uma pequena pousada onde se pode ficar alojado, ou apenas fazer uma refeição. A comida é boa, assim como o serviço.

A vida neste lugar é calma e simples, e talvez por isso, seja tão agradável passar alguns dias e acompanhar o dia-a-dia dos seus habitantes.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário